quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Alguns comandos para verificar memória no Linux

Pessoal ...

Segue abaixo alguns comandos para ajudar no gerenciamento de memória.

Comando Free

O comando free permite que você saiba o quanto de memória está sendo usado no momento pelo seu sistema.

# free -m

Comando Grep

Com o grep eu posso verificar o quanto de memória total eu tenho no sistema.

# grep MemTotal /proc/meminfo

Comando dmidecode

Com o dmidecode eu descubro qual mais algumas informações valiosas, como o máximo de memória que o sistema suporta.

# dmidecode -t 16
dmidecode 2.9 SMBIOS 2.31 present.
Handle 0×0009, DMI type 16, 15 bytes
Physical Memory Array
Location: System Board Or Motherboard
Use: System Memory
Error Correction Type: None
Maximum Capacity: 4 GBError Information Handle: Not Provided
Number Of Devices: 2

Caso tenha dúvida de quantos slots de memória você tem na sua máquina, digite no terminal:

# dmidecode -t17 grep Size

Rodando este comando aqui eu tive esse resultado:
Size: 1024 MB
Size: 1024 MB
Size: 1024 MB
Size: 1024 MB
Size: 1024 MB
Size: 1024 MB
Size: 1024 MB
Size: 1024 MB

Comandos PS AUX

O comando ps aux, ele não apresenta a quantidade real de memória usada por causa do conceito de memória virtual (virtual set size) e a memória residente (resident set size) porém mostra uma idéia da memória usada

# ps aux

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom artigo, ajudou muito, obrigado Fucitalo.