quarta-feira, 6 de junho de 2012

Configurações adicionais para o GLPI


1) Definindo o tipo padrão durante abertura de chamado
Vamos definir o padrão do campo “Tipo” durante a abertura de chamado, toda vez que um usuário abrir um ticket o padrão será “Requisição”
a) Clique no menu Administração à Entidades à Entidade raiz à Assistência
b) Altere o campo “Tipo padrão para tickets” como “Requisição”
c) Clique no botão “Atualizar
2) Configurar como padrão a exibição “Nome Sobrenome”
Por padrão o GLPI mostra “Sobrenome Nome”, vamos configurar para “Nome Sobrenome”
a) Clique no menu Configurar à Geral à Valor padrão
b) Altere o campo “Ordem para exibir sobrenome e nomes :” para “Nome Sobrenome”
c) Clique no botão “Enviar”
3) Definindo campos obrigatórios na abertura de chamado
Vamos definir campos obrigatórios na abertura de chamado, caso contrário os usuários podemos abrir chamados ainda mais incompletos que de costume. J
a) Clique no menu Configurar à Geral à Assistência
b) Altere o campo “Obrigatório a categoria no chamado :” para “SIM”
c) Altere o campo “Obrigatório o título do chamado :” para “SIM”
d) Clique no botão “Enviar”
4) Criando categorias para o chamado
Vamos criar duas categorias, Financeiro e RH
a) Clique no menu Configurar à Dropdowns
b) Selecione Assistência à Categoria dos chamados, em seguida, clique no botão pesquisar
c) Clique no botão Adicionar (+) e preencha no campo “Nome” o nome da categoria que será criada, neste exemplo “Financeiro”
d) Clique no botão “Adicionar”
5) Ocultar o menu FAQ e Empréstimo na tela de abertura de chamado do usuário
a) Clique no menu Administração à Perfis à post-only
b) Altere o campo “FAQ” para “Sem acesso”
c) Altere o campo “Empréstimos” para “Não”
d) Clique no botão “Atualizar”
6) Atribuindo perfil para usuário
Neste exemplo eu preciso que o usuário Fulano tenha o peril “admin”, para que o mesmo possa apareça na lista de atribuição do chamado e realizar as demais ações no chamado.
a) Clique no menu Administração à Usuários
b) Clique no login do usuário que receberá o perfil
c) No campo “Perfil” selecione a opção “admin
d) No campo “Recursivo” selecione a opção “SIM”, em seguida, clique no botão Adicionar
e) No campo “Perfil padrão” selecione a opção “admin”, em seguida, clique no botão “Atualizar”
7) Definindo tempo para fechado automático do chamado
Após o técnico solucionar o chamado, o usuário deve aceitar a solução com isso fechando o chamado, como nem sempre o usuário se importa com isso, vamos configurar um tempo para fechamento automático:
a) Clique no menu Configurar à Geral à
b) Clique na aba Assistência
c) Defina o tempo desejado no campo “Encerramento automático de chamados após :”
d) Clique no botão Enviar

8) Definindo o número de resultados na pagina inicial
a) Clique no meu Configurar à Geral
b) Clique na aba Valor padrão
c) Altere para o número desejado o campo “Número de resultados na página inicial :”
d) Clique no botão Enviar
Obs: Por exemplo, um técnico possui 10 chamados atribuídos, com a configuração padrão somente serão exibidos 5  chamados na tela inicial.




10 comentários:

Gersonvan disse...

Olá,
Em qual versão do GLPI você viu essa utilidade do fechamento automático dos chamados? A minha é a 0.83.4 e em Assistência não tem essa opção.

Diego Fucitalo disse...

Fala Gerson, minha versão é a mesma que a sua qualquer coisa me manda um e-mail que eu te mando o print. Obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde,
Acho que você poderia tirar uma duvida que tenho no GLPI. Estou tentando implantar o sistema, mas antes da implantação verifico que por exemplo um perfil com um nível abaixo de outro digamos assim pode fazer alteração no usuário que esta no perfil acima. Vou colocar um exemplo:
perfil administrador pode deletar um usuário super administrador e qualquer outro. gostaria de saber se é possível esse perfil administrador apenas visualizar o usuário que tem perfil de super administrador e fazer alteração nos outros perfil? ou seja é basicamente uma cascata SUPER ADMINISTRADOR > ADMINISTRADOR > COORDENADOR > HELP DESK > USUÁRIO. Onde nessa ordem que seria possível fazer as alterações necessárias.

Você teria algum manual para fazer essas configurações? Ou pelo menos me indicar um caminho para fazer isso? Ah e é claro é possível fazer isso no GLPI?

Muito obrigado pela atenção.
Aguardo um retorno.

Meu email: diuliano@ymail.com
Vou colocar como anonimo pois nao tem a opção de colocar nome e email na identidade.

Unknown disse...

Boa Tarde,

estou utilizando a versão GLPI 0.83.7 e gostaria de setar a categoria como campo requerido e outros campos também.
Seguindo seu passo a passo não consigo localizar como na sua versão. Saberia dizer se é um bug ou isso foi mudado na versão que estou utilizando?
Agradeço antecipadamente

Nathan disse...

Também nao estava encontrando a opção de categoria como obrigatório.

Na versão 0.83.9 para marcar um campo como obrigatório façam o seguinte;
Assistencia > Chamado > Gerenciar Modelos...(é um icone "+" com traço vermelho ao fundo, ao lado do icone de busca).

Nesta tela existe a aba "Campos obrigatórios".

Espero ter ajudado!

Jefferson Santos disse...

Cara... tava loco atrás disso! Valew!

Anônimo disse...

Olá,
Bom dia!
Criei duas categorias para teste mas ainda não consigo visualizar no momento de abrir um chamado. Pode ajuadar?

Alessandro disse...

Pessoal bom dia,

Alguém sabe me dizer se consigo alterar ou inserir mais opções de TIPO (incidente/requisição) no GLPI?

Obrigado

Mariana disse...

E na versão 0.90.3 onde encontro a opção de setar o campo categoria como obrigatório na abertura do chamado ?

Ton Souza disse...

Informações ricas! Obrigado me ajudou muito na parte da limitação de telas para o usuário "oberserver" pois anteriormente ele tinha acesso a todas as telas do sistema kkkkk (não pode né).

Obrigado por ajudar amigo. Grande abraço.